TEXTO DE ENCAIXE SOBRE O SURGIMENTO DOS HOMINÍDEOS NA PRÉ-HISTÓRIA
(utilize o banco de respostas logo abaixo do texto)
O período chamado de “Pré-História” vai do surgimento do homem até o desenvolvimento da _________________. Já estudamos a teoria evolucionista, elaborada por Charles Darwin (1809-1882). Segundo esta teoria, há cerca de 02 milhões de anos surgiram os hominídeos* da espécie __________. Neste assunto é comprovado, os historiadores trabalham com suposições. Desta maneira, o que se supõe é que o homem NÃO veio do _______________, mas eles têm um ancestral* comum e que, em algum momento, houve a bifurcação* que separou os dois. O fóssil mais próximo da divisão entre homens e macacos seria o Australopithecus (“macaco do Sul”) que se acredita ter surgido na _______________ há 04 milhões de anos. Sua estrutura cerebral era de mais ou menos 450 cm³, andava sobre dois pés, era baixo e se alimentava basicamente de ______________. Foi extinto há mais ou menos 01 milhão de anos. Há mais ou menos 02 milhões de anos a “árvore” se ____________________ entre o Australopithecus e os Homos que viriam até nós. O Homo habilis viveu há mais ou menos 02 milhões de anos, na África. Seu cérebro tinha de 500 cm³ a 700 cm³, já comia carne e construiu os primeiros ________________________ de pedra e madeira.
O Homo erectus foi o primeiro a dominar o _________, viveu há 1,7 milhão de anos e seu cérebro variava de 900 cm³ a 1000 cm³. Este hominídeo migrou* da África para a ___________ e para a Europa e foi o primeiro onívoro*. Já elaborava instrumentos seguindo um padrão. O Homo neanderthalensis viveu há cerca de 135 mil até 34 mil anos atrás. Habitou parte da Europa, do Oriente Próximo e da Ásia. Seu cérebro tinha entre 1300 cm³ a 1400 cm³, já possuía linguagem _______________ e rituais de sepultamento*. O Homo sapiens sapiens tem mais ou menos 40 mil anos e foi o único que migrou chegando à ______________. Seu cérebro variava de 1350 cm³ a 1500 cm³. Possuía consciência reflexiva, linguagens falada e escrita, expressão artística e senso de moralidade*. Desta maneira pôde passar seus conhecimentos para as outras _______________
Fonte: SOUZA. Mariana Cardoso de; BASTOS. Rafael Coelho. História Divertida – Pré-História (livro de atividades). Acervo particular.
Sintetizando o Conteúdo
1) Quais são os acontecimentos que marcam o início e o final da Pré-História?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) A ciência explica que o homem não “veio” do macaco. Então, como ela explica a semelhança dos dois?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Ao longo da evolução da espécie homo podemos observar o crescimento de um importante órgão. Qual é ele?
_________________________________________________________________________
Questão 1
Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4958/o-trabalho-arqueologico-e-o-povoamento-da-america>. Acesso em 25 de junho de 2020.
Responda:
1- O que é arqueologia?
2- O que são sítios arqueológicos?
3- Como são feitas as escavações arqueológicas?
Questão 2
O texto acima fala das dificuldades do homem pré-histórico que tinha que lutar pela sobrevivência. Por sorte, ele vivia em bandos. Elabore um texto e nele explique a importância da vida em grupo para a sobrevivência desses grupos humanos pré-históricos.
Questão 3
Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tUVBIy6UrwI e faça um resumo sobre o período paleolítico e o período neolítico. Caso você não consiga, faça um resumo a partir do livro sobre o assunto.
1ª QUESTÃO
Observe as informações do quadro abaixo e realize as atividades.
Relacione os anos aos séculos correspondentes:
2ª QUESTÃO
O que é século:
________________________________________________________
3ª QUESTÃO
Temos abaixo a história dos óculos. obedecendo a linha do tempo, organize as datas e termine com o século em que estamos.
4ª QUESTÃO
Observe o quadro abaixo e realize uma pesquisa na internet ou no livro didático e complete-o.
5ª QUESTÃO
1ª SEMANA
·
A História e o Tempo
·
Pré-História
Atividades Proposta
1ª QUESTÃO
Observe as informações do quadro
abaixo e realize as atividades.
Relacione os anos aos séculos correspondentes:
(1) 1383 ( 2) 415 a.C ( 3 ) 1923 ( 4 ) 2020 ( 5 ) 113 a.C |
( ) II a.C ( ) XIV ( ) XXI ( ) V a.C ( ) XX |
2ª QUESTÃO
O que é século: ___________________________________________
3ª QUESTÃO
Temos abaixo a história dos óculos. obedecendo a linha do tempo, organize as datas e termine com o século em que estamos.
Quem inventou os óculos? As primeiras lentes corretivas para a
visão surgiram no século I d.C.
Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais
parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de
ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas. No século XVII, foram inventados os óculos com
suportes nas orelhas. Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros
óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que
inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto. Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quem-inventou-os-oculos.html
|
4ª QUESTÃO
Observe o quadro abaixo e realize uma
pesquisa na internet ou no livro didático e complete-o.
|
Paleolítico |
Neolítico |
moradia |
|
|
Alimentação
|
|
|
Arte
|
|
|
5ª QUESTÃO
Observe a imagem ao lado. Trata-se de uma PINTURA
RUPESTRE. Faça uma
pesquisa sobre esse tipo de arte e depois desenhe uma arte desse tipo em seu
caderno.
BONS ESTUDOS!
|
1ª SEMANA: 06.06 A 13.06.2020
"historie",
que significa "conhecimento através da investigação". Origem da
palavra História
História é uma
palavra com origem no antigo termo grego.
Existem
diferentes tipos de “histórias”, entre elas: as novelas, os filmes, seriados,
narrativas, conto de fadas e até mesmo aquela historinha que sua avó te conta
de quando ela era pequenininha. Porém, a história que interessa a nós, nesse
momento é a História da humanidade e o seu processo de evolução. A história dos
homens em todas as épocas históricas.
1- O rapaz acima é Pedro e a moça é Cristina. Cristina perguntou a Pedro o que é História e Pedro lhe contou sobre o significado da palavra história e o que a história estuda. Reproduza esse desenho em seu caderno e escreva nos balões a pergunta de Cristina a Pedro e a resposta que ele deu a ela.
O papel do historiador
Semelhante ao trabalho de um detetive, o historiador precisa de
"provas" que responda suas perguntas. Ao investigar um caso, o
detetive usa vestígios deixados pelos envolvidos, como um fio de cabelo, um
copo, um pedaço de papel etc., o historiador age da mesma forma: utiliza todos
os vestígios ou "pistas' disponíveis para construir um conhecimento sobre
a História.
O historiador é um profissional cujo trabalho consiste em escrever narrativas sobre o passado e o presente com base em fontes históricas.
Para que serve a História?
A História nos serve para nos identificar no tempo e espaço; apresentar
os processos de formação de uma civilização, serve para narrar a vida dos
homens; compreender os processos de mudanças e permanências ocorridos nas
sociedades.
FONTE ESCRITA FONTE
IMATERIAL FONTE
VISUAL
FONTE MATERIAL FONTE ORAL
As fontes históricas
Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para
recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser
visuais, materiais, escritas, imateriais e orais. As fontes visuais são aquelas
cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes. Os
objetos utilizados pelo homem no passado constituem as fontes materiais, tais
como: Vestígios de cerâmica, objetos diversos como: roupas, brinquedos, ossos.
As fontes escritas são os mapas e documentos escritos como: jornais e revistas
antigos ou atuais, cartas, bilhetes, mensagens de texto. O historiador também
pode fazer suas pesquisas por meio de conversas com pessoas mais velhas,
ouvindo as histórias que elas têm para contar. Essas são as fontes orais. As
fontes imateriais podem ser representadas por elementos culturais que se
remetem a vida de um povo: Danças, músicas, literatura, lendas. É através das
relações entre as diversas fontes históricas que o conhecimento humano sobre o
passado vai sendo aprofundado.
2- O
trabalho do historiador se parece com o do investigador. Responda em seu caderno, o
motivo pelo qual podemos afirmar isso.
MÃOS À OBRA! FAÇA EM SEU CADERNO:
Escreva 5 frases, historicamente, corretas a
partir das palavras que você encontrou no caça palavras.
1-________________________________________________________________________
2-________________________________________________________________________
3-________________________________________________________________________
4-________________________________________________________________________
5-________________________________________________________________________
Desenvolva um texto, a partir das imagens
acima de forma a demonstrar o que você aprendeu nos textos que estão nessa
tarefa. Para te auxiliar, fiz uma nuvem de palavras para que você possa se
inspirar nelas. Bom trabalho!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário