6º ANO - HISTÓRIA



4ª SEMANA

Uma imagem contendo grama, relógio, mesa, bolo

Descrição gerada automaticamente

Questão 1

TEXTO DE ENCAIXE SOBRE O SURGIMENTO DOS HOMINÍDEOS NA PRÉ-HISTÓRIA 

(utilize o banco de respostas logo abaixo do texto)


O período chamado de “Pré-História” vai do surgimento do homem até o desenvolvimento da _________________. Já estudamos a teoria evolucionista, elaborada por Charles Darwin (1809-1882). Segundo esta teoria, há cerca de 02 milhões de anos surgiram os hominídeos* da espécie __________. Neste assunto é comprovado, os historiadores trabalham com suposições. Desta maneira, o que se supõe é que o homem NÃO veio do _______________, mas eles têm um ancestral* comum e que, em algum momento, houve a bifurcação* que separou os dois. O fóssil mais próximo da divisão entre homens e macacos seria o Australopithecus (“macaco do Sul”) que se acredita ter surgido na _______________ há 04 milhões de anos. Sua estrutura cerebral era de mais ou menos 450 cm³, andava sobre dois pés, era baixo e se alimentava basicamente de ______________. Foi extinto há mais ou menos 01 milhão de anos. Há mais ou menos 02 milhões de anos a “árvore” se ____________________ entre o Australopithecus e os Homos que viriam até nós. O Homo habilis viveu há mais ou menos 02 milhões de anos, na África. Seu cérebro tinha de 500 cm³ a 700 cm³, já comia carne e construiu os primeiros ________________________ de pedra e madeira.

O Homo erectus foi o primeiro a dominar o _________, viveu há 1,7 milhão de anos e seu cérebro variava de 900 cm³ a 1000 cm³. Este hominídeo migrou* da África para a ___________ e para a Europa e foi o primeiro onívoro*. Já elaborava instrumentos seguindo um padrão. O Homo neanderthalensis viveu há cerca de 135 mil até 34 mil anos atrás. Habitou parte da Europa, do Oriente Próximo e da Ásia. Seu cérebro tinha entre 1300 cm³ a 1400 cm³, já possuía linguagem _______________ e rituais de sepultamento*. O Homo sapiens sapiens tem mais ou menos 40 mil anos e foi o único que migrou chegando à ______________. Seu cérebro variava de 1350 cm³ a 1500 cm³. Possuía consciência reflexiva, linguagens falada e escrita, expressão artística e senso de moralidade*. Desta maneira pôde passar seus conhecimentos para as outras _______________


Fonte: SOUZA. Mariana Cardoso de; BASTOS. Rafael Coelho. História Divertida – Pré-História (livro de atividades). Acervo particular.



Sintetizando o Conteúdo

1) Quais são os acontecimentos que marcam o início e o final da Pré-História?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) A ciência explica que o homem não “veio” do macaco. Então, como ela explica a semelhança dos dois?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3) Ao longo da evolução da espécie homo podemos observar o crescimento de um importante órgão. Qual é ele? 

_________________________________________________________________________



3ª SEMANA

Questão 1

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4958/o-trabalho-arqueologico-e-o-povoamento-da-america>. Acesso em 25 de junho de 2020.

Responda:

1- O que é arqueologia?






2- O que são sítios arqueológicos?





3- Como são feitas as escavações arqueológicas?





Questão 2

Uma imagem contendo mesa, pássaro

Descrição gerada automaticamente

O texto acima fala das dificuldades do homem pré-histórico que tinha que lutar pela sobrevivência. Por sorte, ele vivia em bandos. Elabore um texto e nele explique a importância da vida em grupo para a sobrevivência desses grupos humanos pré-históricos.











Questão 3

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tUVBIy6UrwI e faça um resumo sobre o período paleolítico e o período neolítico. Caso você não consiga, faça um resumo a partir do livro sobre o assunto.
















2ª SEMANA

1ª QUESTÃO

Observe as informações do quadro abaixo  e realize as atividades.

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Relacione os anos aos séculos correspondentes:


(1) 1383                                                      

( 2) 415 a.C

( 3 ) 1923

( 4 ) 2020

( 5 ) 113 a.C

(   ) II a.C

(   ) XIV

(   ) XXI

(   ) V a.C

(   ) XX


2ª QUESTÃO


O que é século:

________________________________________________________

3ª QUESTÃO


Temos abaixo a história dos óculos. obedecendo a linha do tempo, organize as datas e termine com o século em que estamos. 


Quem inventou os óculos?


As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas. No século XVII, foram inventados os óculos com suportes nas orelhas. Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quem-inventou-os-oculos.html





4ª QUESTÃO

Observe o quadro abaixo e realize uma pesquisa na internet ou no livro didático e complete-o.



Paleolítico

Neolítico

moradia








Alimentação








Arte





 




5ª QUESTÃO


Observe a imagem ao lado. Trata-se de uma PINTURA RUPESTRE. Faça uma pesquisa sobre esse tipo de arte e depois desenhe uma arte desse tipo em seu caderno.                                               


BONS ESTUDOS!






1ª SEMANA

Conteúdo:

·         A História e o Tempo

·         Pré-História

Atividades Proposta

1ª QUESTÃO

Observe as informações do quadro abaixo  e realize as atividades.


Relacione os anos aos séculos correspondentes:

(1) 1383                                                 

( 2) 415 a.C

( 3 ) 1923

( 4 ) 2020

( 5 ) 113 a.C

(   ) II a.C

(   ) XIV

(   ) XXI

(   ) V a.C

(   ) XX

 

2ª QUESTÃO

 O que é século: ___________________________________________


3ª QUESTÃO

Temos abaixo a história dos óculos. obedecendo a linha do tempo, organize as datas e termine com o século em que estamos.

 

Quem inventou os óculos?

As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas. No século XVII, foram inventados os óculos com suportes nas orelhas. Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quem-inventou-os-oculos.html

 

 


4ª QUESTÃO

Observe o quadro abaixo e realize uma pesquisa na internet ou no livro didático e complete-o.

 

Paleolítico

Neolítico

moradia

 

 

 

 

 

 

 

Alimentação

 

 

 

 

 

 

 

Arte

 

 

 

 

 

 

 



5ª QUESTÃO

 

Observe a imagem ao lado. Trata-se de uma PINTURA RUPESTRE. Faça uma pesquisa sobre esse tipo de arte e depois desenhe uma arte desse tipo em seu caderno.                                              

 


BONS ESTUDOS!

 

 



1ª SEMANA: 06.06 A 13.06.2020


"historie", que significa "conhecimento através da investigação". Origem da palavra História

História é uma palavra com origem no antigo termo grego.

Existem diferentes tipos de “histórias”, entre elas: as novelas, os filmes, seriados, narrativas, conto de fadas e até mesmo aquela historinha que sua avó te conta de quando ela era pequenininha. Porém, a história que interessa a nós, nesse momento é a História da humanidade e o seu processo de evolução. A história dos homens em todas as épocas históricas.

1- O rapaz acima é Pedro e a moça é Cristina. Cristina perguntou a Pedro o que é História e Pedro lhe contou sobre o significado da palavra história e o que a história estuda. Reproduza esse desenho em seu caderno e escreva nos balões a pergunta de Cristina a Pedro e a resposta que ele deu a ela.


O papel do historiador

Semelhante ao trabalho de um detetive, o historiador precisa de "provas" que responda suas perguntas. Ao investigar um caso, o detetive usa vestígios deixados pelos envolvidos, como um fio de cabelo, um copo, um pedaço de papel etc., o historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou "pistas' disponíveis para construir um conhecimento sobre a História.

O historiador é um profissional cujo trabalho consiste em escrever narrativas sobre o passado e o presente com base em fontes históricas.


Para que serve a História?

A História nos serve para nos identificar no tempo e espaço; apresentar os processos de formação de uma civilização, serve para narrar a vida dos homens; compreender os processos de mudanças e permanências ocorridos nas sociedades.

                          FONTE ESCRITA                                             FONTE IMATERIAL                                  FONTE VISUAL

                              

FONTE MATERIAL                                       FONTE ORAL        


As fontes históricas

Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas, imateriais e orais. As fontes visuais são aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes. Os objetos utilizados pelo homem no passado constituem as fontes materiais, tais como: Vestígios de cerâmica, objetos diversos como: roupas, brinquedos, ossos. As fontes escritas são os mapas e documentos escritos como: jornais e revistas antigos ou atuais, cartas, bilhetes, mensagens de texto. O historiador também pode fazer suas pesquisas por meio de conversas com pessoas mais velhas, ouvindo as histórias que elas têm para contar. Essas são as fontes orais. As fontes imateriais podem ser representadas por elementos culturais que se remetem a vida de um povo: Danças, músicas, literatura, lendas. É através das relações entre as diversas fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo aprofundado.

2- O trabalho do historiador se parece com o do investigador. Responda em seu caderno, o motivo pelo qual podemos afirmar isso.



MÃOS À OBRA! FAÇA EM SEU CADERNO:


Escreva 5 frases, historicamente, corretas a partir das palavras que você encontrou no caça palavras.

1-________________________________________________________________________

2-________________________________________________________________________

3-________________________________________________________________________

4-________________________________________________________________________

5-________________________________________________________________________



Desenvolva um texto, a partir das imagens acima de forma a demonstrar o que você aprendeu nos textos que estão nessa tarefa. Para te auxiliar, fiz uma nuvem de palavras para que você possa se inspirar nelas. Bom trabalho!

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário