5ª SEMANA
FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS, ANTECESSOR E SUCESSOR DE NÚMEROS NATURAIS, ADIÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS.
1ª Questão) Observe estes dois objetos:
a) Quantos vértices tem o cubo? E a caixa?
b) Quantas arestas tem o cubo? E a caixa?
c) Quantas faces tem o cubo? E a caixa? Todas são planas?
2ª Questão) Esta pilha tem 2 tijolos de comprimento, 2 tijolos de largura e 3 tijolos de altura.
a) Qual é a forma de cada tijolo?
b) Que forma tem a pilha de tijolos?
c) Quantos tijolos formam a pilha?
d) Agora, a pilha de tijolos vai ficar maior. Ela vai passar a ter 3 tijolos de comprimento, 3 de largura e 7 de altura. Quantos tijolos terá a nova pilha?
3ª Questão) A foto representada é de uma pirâmide de base quadrada, a Grande Pirâmide de Quéops, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O número de faces dessa pirâmide, incluindo a base, é:
a) Igual ao número de arestas.
b) Igual ao número de vértices.
c) A metade do número de arestas.
d) O dobro do número de vértices.
4ª Questão) Qual é o valor da soma entre o antecessor de 1240 e o sucessor de 342?
5ª Questão) A soma de quatro dos seis cartões abaixo dá como resultado 65.
Quais os dois cartões que ficam de fora dessa soma?
4ª SEMANA
1. Um professor de Educação Física perguntou aos alunos do 6º ano qual era o esporte preferido deles. Todos os alunos responderam escolhendo um esporte apenas. O resultado dessa consulta pode ser visto no quadro abaixo.
a) Quantos alunos essa turma tem?
b) Qual é o esporte a que as meninas mais gostam de assistir?
c) Qual é o esporte que os meninos mais gostam de praticar?
d) É possível que nessa turma haja um menino que prefira assistir a uma competição de judô?
e) É possível que nessa turma haja duas meninas que prefiram praticar natação?
2. O número de horas trabalhadas por uma professora, durante uma semana, está
registrado no gráfico.
a) Quantas horas a professora trabalhou na quarta-feira?
b) Qual dia a professora mais trabalha?
c) Qual dia a professora menos trabalha?
d) Quantas horas a professora trabalha de segunda a sexta?
3. Um grupo foi ao zoológico e contou a quantidade de visitas que alguns animais receberam. Com os dados, construiu o gráfico abaixo.
É correto afirmar:
a) 120 pessoas visitaram os macacos e os tigres.
b) Os macacos e as onças foram os animais mais visitados.
c) 130 pessoas visitaram macacos, onças, araras e tigres.
d) As araras receberam metade das visitas recebidas pelas onças.
4. A tabela abaixo indica o número de medalhas que alguns países receberam nas Olimpíadas de 1996.
a) Os Estados Unidos obtiveram 73 medalhas a mais que a França.
b) A França obteve exatamente o dobro de medalhas em relação ao Brasil.
c) A Alemanha ganhou 50 medalhas a mais que o Brasil.
d) O Brasil obteve 12 medalhas a menos que a França.
5. Este gráfico mostra o tempo médio de vida de alguns animais.
a) Qual é o animal que vive, em média, 15 anos de idade?
b) Quais dos animais indicados vivem, em média, mais de 20 anos?
c) Qual é o tempo médio de vida de cada um dos animais indicados?
3ª SEMANA
1. A organização de um campeonato de futebol recebeu a inscrição de 14 equipes. Se cada uma tinha 12 jogadores, quantos atletas se inscreveram?
2. Uma equipe de basquete participou de um torneio onde realizou três jogos. No primeiro, a equipe marcou 132 pontos e sofreu 108 pontos; no segundo, marcou 98 pontos e sofreu 115 pontos e, no terceiro marcou 117 pontos e sofreu 99 pontos. Nessas condições:
a) Quantos pontos essa equipe marcou nos três jogos?
b) Quantos pontos essa equipe sofreu?
c) Essa equipe marcou ou sofreu mais pontos? Qual a diferença de pontos?
3. Uma pessoa gastou R$ 25,50 em chocolates, R$ 17,50 em doces, R$ 9,60 em balas, ficando ainda com importância igual à que gastou. Quanto possuía antes de fazer as compras?
4. Camila foi ao supermercado e comprou 1 dezena de maçãs e 1 dúzia de peras. Quantas frutas ela comprou?
5. Uma geladeira foi comprada por R$ 300,00 de entrada e mais 5 prestações mensais de R$ 61,00. Qual será o preço total da geladeira?
2ª SEMANA
1ª Questão: Para chegar ao tesouro, Pedro fez o caminho mostrado na malha quadriculada ao lado. Ele partiu do ponto indicado em Início e, para os quatro primeiros movimentos, seguiu estas instruções:
Complete o trajeto de Pedro desenhando instruções que indiquem os outros quatro movimentos que ele fez até chegar ao tesouro.
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2ª Questão: Fernanda mora em Berlim, na Alemanha. Em certo dia ela ligou par sua mãe que mora em Brasília, no Brasil.
Observe parte da conversa entre elas.
No momento da conversa apresentada, que horas são em Berlim? __________________
3ª Questão: Observe as despesas da família de João e responda.
a) Qual a maior despesa dessa família? _________________________________________
b) Qual é a menor? _________________________________
c) Qual é o gasto total em aluguel, condomínio, telefone e supermercado? __________________________________________________________
d) Com R$ 800,00 por mês consegue-se pagar essa despesa? ____________________________________
4ª Questão: Na volta das férias cada equipe da classe de Álvaro fez uma pesquisa a partir da seguinte questão.
Veja o resultado registrado no gráfico de barras ao lado, referente à equipe de Álvaro, e responda:
a) Qual dos alunos assistiu mais filmes? ______________________________________________
b) Qual dos alunos assistiu 11 filmes? _____________________________________________
c) Quantos filmes Fabiano viu a mais que Álvaro? ______________________________________________
d) Quais alunos assistiram a mais do que 10 filmes?__________________________________________________________________________________
5ª Questão: Olívia e Renato estão brincando de sortear bolinhas coloridas. Na caixa de vidro tem 1 bolinha amarela, 3 bolinhas azuis, 3 bolinhas verdes e 4 bolinhas vermelhas.
a) Qual cor de bola tem maior chance de ser sorteada? Por quê?________________________________________
b) Que cor de bola tem menor chance de ser sorteada? Por quê? _____________________________________
c) Que cores de bola têm a mesma chance de ser sorteadas? Por quê? _______________
1ª SEMANA
1ª Questão: Observe o quadro seguinte:
Agora, responda:
a) Quais desses números são números pares: __________________________________
b) Quais desses números são números ímpares: ________________________________
2ª Questão: Simone possui R$ 400,00 e deseja comprar os dois brinquedos para seus filhos. Observe como ela estimou, mentalmente, o preço total dos dois brinquedos para verificar se a quantia que possui é suficiente para comprá-los.
a) A quantia de Simone é suficiente para comprar os dois brinquedos? ______________
b) Assim como Simone, estime o resultado das operações.
• 253 + 467 = ______________ • 656 – 199 = _____________
• 398×37 = _______________ • 478÷21 = ______________
3ª Questão: Descubra o padrão de cada sequência e complete-a.
a)
b)
c)
4ª Questão:
a) Qual será a quantidade de pedaços que terá a barra VI e VII? __________________
b) Qual será a quantidade de pedações que terá a barra XV? ______________________
c) Explique como você chegou ao resultado do item b. ___________________________
5ª Questão: Identifique entre os sólidos geométricos desenhados abaixo os que são poliedros e o que são não poliedros.
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