Disciplina: Arte/Professora: Sabrina
Atividades para inicial, intermediárias e conclusivas.
Semana= 22/06 a 05/07
ARTE
O
que é dança?
Dança
é a arte de movimentar expressivamente o corpo segundo movimentos
ritmados, em geral, ao som de música. O povo primitivo iniciou a
arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: No período de
colheitas, nos rituais aos deuses, na época de caçada, nos
casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em
homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes,
pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a
pintura, e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais
simples, quanto as mais fortes emoções.
O
significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser
vista como um meio pra adquirir conhecimento, como opção de lazer,
fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma
de comunicação.
A
dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos.
Como via de socialização e disseminação de cultura,
proporcionando ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural
dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente, através das
danças folclóricas. É uma modalidade artística praticada em
diversos ambientes para a manutenção da saúde física e mental.
"Entrar na dança" é uma expressão popular que significa
envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio diferente
do habitual.
Fontes:
Livro: Ligamundo (Caio Paduan, Valquíria Prates, Rafael Presto e
Tatiana Machado)
Livro:
Por Toda Parte (Solange Utuari, Bruno Fischer, Pascoal Ferrari e
Carlos Kater)
Questões
sobre o texto:
1. O
que é dança?
a) É
a arte de desenhar expressivamente
b) É
a arte de movimentar expressivamente o corpo, seguindo movimentos
ritmados, em geral ao som de música
c) É
a arte de manifestar seus sentimentos através da atuação
d) É
a arte de mostrar sensibilidade e a criatividade através de
representações gráficas
2.
Quem iniciou a arte da dança?
a)
Povo brasileiro
b)
Povo europeu
c)
Povo primitivo
d)
Povo argentino
e)
Povo colombiano
3.
Em que ocasião a arte da dança NÃO era praticada?
a)
No período de colheitas
b)
Nos rituais dos deuses
c)
Na época das caçadas
d)
Nos casamentos
e)
Nas lutas de Jiu-jitsu
4.
Que influências a dança tem na sociedade?
a)
Como via de socialização e disseminação de cultura
b)
Como via de integração das artes plásticas
c)
Como via de comunicação entre a escultura e a arquitetura
d)
Como forma de socialização da família dos vertebrados com os dos
invertebrados
e)
Como forma de competição entre os seres humanos
Disciplina:
Arte/Professora: Sabrina
Atividades para inicial, intermediárias e conclusivas.
Semana= 22/06 a 05/07
ARTE
Como
as lives se tornaram centrais para os artistas da música
Em
pouco tempo, iniciativas próprias de cantores presos em casa se
transformaram em grandes eventos com patrocínio de marcas e
arrecadação beneficente de milhares de reais.
Com
a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de
distanciamento social, eventos de música foram duramente atingidos.
Segundo dados de um levantamento do Data SIM realizado em março,
mais de 8 mil shows e apresentações foram cancelados ou adiados em
21 estados do país em 2020.
O
palco foi transferido para a tela do celular ou computador. Músicos
de todos os estilos têm realizado transmissões em que apresentam
seu repertório, as chamadas “lives”, que acontecem normalmente
nas redes sociais. Cada dia da quarentena conta com um cardápio
formidável de “shows” online. Muitos desses eventos têm
promovido arrecadações para o combate ao coronavírus.
A
modalidade de apresentação passou a ocupar um lugar central no
perfil de artistas. “Muita gente já estudava e propunha fazer isso
[antes da pandemia], mas de maneira mais tímida. Agora todo mundo
foi obrigado a fazer”, afirmou Fabrício Nobre, fundador do
Festival Bananada e programador de shows do Grupo Vegas, ao Nexo.
No
início das quarentenas, a maneira mais comum de live musical era uma
proposta bem despojada. Geralmente, é o artista em um cômodo da
casa, filmando com seu celular e tocando enquanto conversa com o
público. Foi assim que se apresentaram, por exemplo, o inglês Chris
Martin, do Coldplay, o americano John Legend, ou a brasileira
Ludmilla, acompanhada de um amigo ao violão.
Na
segunda quinzena de março, dois festivais virtuais reuniram lives de
dezenas de músicos brasileiros de diversos gêneros. O Festival Fico
em Casa e o #tamojunto, iniciativa do jornal O Globo, transmitiram
uma programação gerada a partir dos perfis no Instagram dos
artistas.
Em
paralelo, artistas sertanejos como Jorge e Mateus e Gusttavo Lima
apostaram em produções mais sofisticadas. Seus shows online bateram
recordes de audiência no YouTube. Com patrocínio de marcas de
bebida, posicionaram as lives como um atraente filão para ações de
marketing.
As
lives sertanejas
As
transmissões dos astros sertanejos mobilizam estrutura de filmagem
com mais de uma câmera, iluminação, cenografia e patrocínio,
geralmente de marcas de cerveja. É um tipo de produção que não se
viu em transmissões de estrelas estrangeiras. O cantor inglês Elton
John, por exemplo, transmitiu a partir da cozinha de sua casa.
O
pioneiro da “super-live” foi o cantor Gusttavo Lima, que fez uma
transmissão de cerca de cinco horas no YouTube em 28 de março.
Conseguiu um recorde: mais de 700 mil espectadores simultâneos,
ultrapassando a marca da cantora americana Beyoncé, que tinha
chegado a 458 mil em 2018 com sua apresentação no festival
Coachella. Com objetivo beneficente, a live arrecadou, segundo o
cantor, R$ 500 mil em dinheiro, alimentos e equipamentos de segurança
para o combate ao coronavírus.
Uma
semana depois, a dupla Jorge e Mateus deu a sua contribuição ao
novo modelo, conseguindo números ainda mais impressionantes. Com
mais de 3,1 milhões de pessoas vendo ao mesmo tempo, também no
YouTube, o recorde de Gusttavo Lima foi batido em quatro vezes.
Quatro dias depois, seu recorde foi batido por Marília Mendonça,
que chegou a ter 3,5 milhões de espectadores simultâneos em sua
apresentação no dia 8 de abril.
De
acordo com Jorge e Mateus, sua empreitada levantou 172 toneladas de
alimentos, 10 mil frascos de álcool em gel e 200 cursos na área de
saúde. A live da dupla também contou com
a
participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,
recomendando ao público que seguisse a quarentena, dizendo que “é
importante não aglomerar”.
Ao
realizar produções com mais sofisticação, os sertanejos também
precisaram mobilizar equipe técnica para seus shows na internet. Uma
imagem de bastidores da live de Jorge e Mateus mostrou pelo menos dez
pessoas, fisicamente próximas, que seriam do pessoal de produção.
Com isso, a produção estaria contrariando as recomendações da
Organização Mundial da Saúde de evitar aglomerações.
A
assessoria da dupla informou à imprensa que 18 pessoas participaram
da produção do evento, realizado em um restaurante em Goiânia.
Segundo a assessoria, as equipes foram divididas em dias e horários
diferentes. “A equipe de cenário montou na sexta, a de som montou
no sábado de manhã, e a de filmagem entrou no sábado à tarde e já
ficou para a live. Não houve aglomeração. Toda a produção usou
máscaras e luvas. Seguimos todas as normas recomendadas pelo
Ministério da Saúde”, declarou.
Já
a cantora Anitta afirmou em seu Instagram que não pretende fazer
lives pois precisaria envolver muitas pessoas no empreendimento.
“Para fazer uma live mara – porque se eu fizer vão ficar todos
me comparando com outras lives – eu tenho que chamar equipe,
pessoas. Não dá pra fazer uma live maravilhosa com cenário, luz,
sem ter uma equipe coordenando isso, com transmissão mara”, disse
no Instagram.
Entre
8 e 26 de abril, foram marcadas 30 lives de artistas sertanejos. Nove
delas estão concentradas em um “festival” de lives da produtora
Workshow, no dia 17 de abril. Entre os nomes, participarão as
cantoras Marília Mendonça e Maiara & Maraísa.
Os
artistas menores
“Pode
ser um novo formato que vai ficar para os grandes artistas, pois eles
conseguem ganhar dinheiro com isso”, avaliou Dani Ribas, doutora em
sociologia da música pela Unicamp (Universidade Estadual de
Campinas) e diretora de pesquisa do Datasim e da Sonar Cultural.
“Para os pequenos é mais uma maneira de se comunicar com o público
de maneira mais direta. A live para eles está se transformando na
nova esfera pública, muito mais do que em um novo filão de
mercado”.
“Para
os menores é um contato direto com o fã. Enquanto em uma casa de
shows você pode tocar para 100 ou 200 pessoas, em uma live pode
impactar 2 mil, 3 mil ou 5 mil pessoas de uma vez. Pode ser bom para
o artista e para marcas que querem ter esse artista por perto”,
afirmou Nobre, do Festival Bananada e Grupo Vegas.
Para
Ribas, é preciso entender que a live de música está concorrendo
com o livro e com o filme da Netflix na tentativa de reter a atenção
das pessoas. Nessa competição, é muito difícil para um artista de
menor projeção se sobressair e atingir novos ouvintes.
Ambos
acreditam que é cedo para dizer o que acontecerá com o formato
depois que passar a época de isolamento social. “Na minha opinião,
absolutamente nada é comparável à sensação da música
apresentada ao vivo, num clube pequeno ou num festival onde 5 mil
pessoas estão em transe por causa de um som, da performance, das
pessoas em volta”, ressaltou Nobre.
De
acordo com o texto: "Como as lives se tornaram centrais para o
artista da música", responda:
1.
Por que, em 2020, os eventos de música foram duramente atingidos?
a)
Devido à pandemia do novo coronavírus e as recomendações de
distanciamento social.
b)
Devido ao baixo repertório musical apresentado no ano de 2019.
c)
Porque a música nunca atraiu um grande público, ficando sempre em
segundo plano em relação a outras artes.
d)
Devido à falta de patrocinadores.
2.
No início da quarentena, qual era a proposta de uma live musical?
a)
Apresentar a conquista material de cada cantor em sua trajetória
musical.
b)
Mostrar um artista bem despojado; em um cômodo da sua casa, filmando
com seu celular enquanto conversa com o público.
c)
Incentivar os brasileiros a ouvirem mais músicas.
d)
Estimular a apresentação de cantores esquecidos pela mídia.
3.
Alguns astros da música sertaneja optaram em produzir "super
lives" com estrutura de filmagem, cenografia e até patrocínios,
causando grandes polêmicas nas redes sociais, pois:
a)
Ao realizar a produção com mais sofisticação, os sertanejos
precisaram mobilizar equipes técnicas, contrariando as recomendações
da Organização Mundial da Saúde de evitar aglomerações.
b)
Alguns cantores sertanejos ingeriram bebidas alcoólicas em demasia,
dando um bom exemplo para nossos jovens.
c)
Ficou parecendo que o estilo musical sertanejo é mais aceito na
sociedade brasileira.
d)
Artistas de outros estilos musicais não tiveram condições de
financiar lives do mesmo nível dos cantores sertanejos.
4.
Segundo Dani Ribas, diretora de pesquisa do Datasin e da Sonar
Cultural, uma live musical pode ser um novo formato que vai ficar
para os grandes artistas, pois eles conseguem ganhar dinheiro com
isso. Já para artistas menores, é mais uma maneira de se comunicar
com o público diretamente. Como Ribas chegou a essa conclusão?
a)
Devido à falta de divulgação das músicas de artistas menores, que
não é a mesma dos sertanejos.
b)
Dani Ribas é a favor de lives apenas para grandes músicos. Os
menores têm que buscar seus espaços primeiro, em apresentações ao
vivo ou em pequenos clubes.
c)
Para Ribas, uma live musical está concorrendo com o livro e com o
filme da Netflix, na tentativa de reter a atenção das pessoas.
d)
Ribas acredita que artistas menores não tem condições de
produzirem super lives, o que não retém a atenção da população.
Atividades para inicial, intermediárias e conclusivas.
Semana= 01 a 19/06
Tema:
A reinvenção da arte
Texto
de referencia para todos os exercícios:
-
De acordo com o texto: como, ao longo da história, grandes pestes e
outros traumas impulsionaram a reinvenção da arte, responda:
1-
Por que a cultura deve ser uma das áreas mais afetadas pelo
coronavírus
(Covid-19)?
a)
Porque o potencial de propagação torna impossível saber quando e
em que formato o setor vinculado a espaços de uso coletivo,
retornará suas atividades.
b)
Porque do ponto de vista estético, é possível dizer que o
coronavírus
já contamina a cultura nacional.
c)
Porque a cultura é o setor que menos importa na sociedade
brasileira.
d)
Porque a pandemia está abalando todos os setores de nosso mundo,
principalmente o econômico.
2-
De que forma o autor afirma que o coronavírus
já contamina a produção artística visual?
a)
Do ponto de vista estético, por meio de retrato e ilustrações do
novo cotidiano imposto pela doença, divulgado por meios virtuais.
b)
Contamina os desenhos de forma bidimensional.
c)
De forma a tornar a produção artística cada vez mais dependente de
auxílios públicos.
d)
De forma que após o coronavírus
toda produção artística mundial será contaminada por uma temática
sombria.
3-
A peste bubônica teve como um dos epicentros da doença, a região
Toscana na Itália; berço de artistas como Sandro Boticelli,
Leonardo da Vinci e Donatello, a Toscana viu nascer, no período
subsequente a pandemia, o movimento:
a)
Futurista
b)
Cubista.
c)
Renascentista.
d)
Concretista.
4-
Qual o movimento artístico é considerado o primeiro grande momento
da arte no pós Segunda Guerra Mundial?a)
A arte figurativa.
b)
O impressionismo abstrato.
c)
A arte naif.
d)
O cubismo.
5-
Como Francisco Marshall projeta a arte pós/nova pandemia
a)
Com propostas alegres e divertidas.
b)
A arte não sairá respondendo com imagens alegres e motivacionais,
vai sofrer antes de se transformar.
c)
Com a linguagem didática e simplista.
d)
Teremos a ausência da arte por
pelo menos, três
anos.
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