ED. FÍSICA - EJA

Disciplina: Ed. Física/Professor: Rafael
Atividades para inicial, intermediárias e conclusivas.
Semana= 06/07 a 30/07

EDUCAÇÃO FÍSICA

Voleibol

O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular (aberta ou fechada). Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central.

O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.


Partida de voleibol entre Itália e Rússia (2005) 

Regras do voleibol

  • Cada equipe possui um técnico;

  • Uma partida é constituída de 5 sets;

  • Não existe tempo pré-determinado para cada set;

  • Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;

  • Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);

  • Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;

  • Ganha a equipe quem vencer três sets;

  • Se houver empate nos sets (2x2) o 5º set será decisivo.

Quantos jogadores tem o voleibol?

vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada. No total, são 12 jogadores. Existem ainda 6 jogadores reserva.

Posições do voleibol

Cada jogador tem uma posição dentro da quadra, a qual apresenta uma ordem de rotação:

  • 3 jogadores posicionam-se perto da rede;

  • 3 jogadores posicionam-se na linha de trás.


Representação da posição dos jogadores e a rotação que ocorre entre eles

Quando se comete faltas no vôlei?

As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são:

  • Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.

  • Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários.

  • Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola.

  • Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.

  • Rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador cometerá falta.

Fundamentos do voleibol

  • Saque

  • Recepção

  • Levantamento

  • Ataque

  • Bloqueio

Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.

Se ele ultrapassar o limite, a bola vai retornar para seu adversário sacar. Note que quando a bola toca no chão do time adversário, ocorre a marcação de pontos.

A chamada “zona de saque” representa o local onde o jogador (sacador) deve permanecer para lançar a bola. Trata-se de uma área de 9 metros de largura situada após cada linha de fundo.

Os jogadores recebem o saque através do fundamento da recepção, geralmente feita través de recursos como a manchete ou o toque.

Os levantadores, como o próprio nome já indica, levantam a bola com a ponta dos dedos. Em seguida, passam aos atacantes que tentam marcar ponto ao lançar para o campo adversário.

Os atacantes colocam muita força na jogada e com um grande salto objetivam tocar o chão da equipe adversária para fazer o ponto.

Os adversários podem, no entanto, realizar um bloqueio ou defesa para que a bola volte e toque no chão da equipe que atacou.

Após ler o texto responda as questões:

      1. Quais são os fundamentos do vôlei?
        ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      1. Quantos jogadores tem um time de vôlei de quadra (titulares)? 

        ________________________________________________

      1. Quantos sets têm uma partida de vôlei? 

        ________________________________________________

      1. Qual o primeiro fundamento do vôlei? 

        ____________________________________________________


História do Vôlei

O voleibol surgiu nos Estados Unidos em 1895. Seu criador foi o estadunidense William George Morgan (1870-1942). Na época, Morgan era chefe de Educação Física da “Associação Cristã de Moços” (ACM) em Massachusetts. Sua ideia era criar um esporte que tivesse pouco impacto e contato físico entre os adversários, com o intuito de evitar lesões.

Primeiramente, o esporte foi chamado de “mintonette” e, pouco depois, de “volley ball”. Cinco anos após sua criação, o jogo foi levado para o Canadá e, mais tarde, conquistou outros países do mundo.

Na década de 40, o voleibol já era reconhecido mundialmente. Sendo assim, em 1947, em Paris, na França, foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB) - Federação Internacional de Voleibol, em português. Esse órgão é até hoje responsável por coordenar e organizar as atividades relacionadas com esse esporte.

Em 1949, aconteceu o primeiro campeonato mundial de voleibol para homens na Checoslováquia, no qual a Rússia saiu campeã. Três anos mais tarde, esse campeonato já incluiu o voleibol para mulheres, com vitória para o Japão.

A partir de 1964, o vôlei se tornou um esporte olímpico, o qual permanece até os dias atuais. Hoje ele possui muitas equipes e adeptos pelo mundo.

Voleibol no Brasil


Praticado no Brasil, pela primeira vez, em 1915, hoje o voleibol é um esporte muito conhecido. Inicialmente, era considerado um jogo para meninas, mas com o passar do tempo isso foi mudando.

Vale notar que em 1984 o time de voleibol masculino brasileiro ganhou a sua primeira medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

A medalha conquistada foi de prata, motivo pelo qual a equipe ficou conhecida como Geração de Prata, mas a sua importância foi tão grande que teve o mesmo peso que uma medalha de ouro. Esse momento foi um grande passo para disseminar o vôlei entre homens e mulheres.

A Geração de Prata conquistou a primeira medalha olímpica no vôlei masculino para o Brasil

Oito anos depois, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, a equipe masculina de vôlei conquistou o tão sonhado ouro. Ao todo, os homens somam 6 medalhas olímpicas, sendo 3 de ouro (1992, 2004 e 2016) e 3 de prata (1984, 2008 e 2012).

Quanto ao time feminino, as mulheres conquistaram 4 medalhas olímpicas, sendo 2 de ouro (2008 e 2012) e duas de bronze (1996 e 2000).

No Brasil, além do voleibol de quadra é muito comum a prática desse esporte na praia. O vôlei de praia começou a ser praticado no nosso país em 1930.

Curiosidades sobre o voleibol

  • Os primeiros jogos de vôlei foram realizados com uma bola constituída por uma câmara de bola de basquete coberta de couro. Hoje ela é geralmente mais leve e feita de couro sintético.

  • A primeira quadra de voleibol tinha cerca de 15 metros de comprimento por 7,60 metros de largura. Atualmente, a quadra mede 18 metros por 9 metros.

  • A primeira rede de vôlei possuía uma altura de 1,98 m (do chão ao bordo superior). Atualmente, ela é colocada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.

  • Inicialmente, a rede tinha um comprimento aproximado de 8,3 metros. Já hoje, ela possui 9,5 a 10 metros de comprimento.

  • Dia 27 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Vôlei”.

      1. Escreva sobre as principais conquistas do Brasil no vôlei.

        ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dança

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Há variados estilos de dança, que podem classificar-se de maneiras diferentes, dentre as quais destacamos:

Quanto à Origem

Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc.;

Étnica: tango, flamenco, salsa etc.;

Cerimoniais: rituais indianos, rituais da Ubanda, rituais xamãs, etc.

Quanto ao Modo

Solo (individual: coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc.;

Em dupla: forró, tango, bolero, etc.;

Quanto à Finalidade

Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc.;

Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc.

A dança é elemento integrante da cultura. (Foto: Pixabay)

Danças e tradições: expressão da alma

Podemos dizer também que a dança é expressão da alma de um povo - as festas com músicas e danças nos encantam e emocionam desde a Antiguidade. O ato de dançar e cantar está associado a alegria, festa, ritual, homenagem, comemoração, agradecimento, cura. Dançando e cantando, o ser humano expressa suas emoções, sentimentos e criatividade.

Com o passar dos tempos, os rituais antigos foram sendo transmitidos de geração em geração, de um país para outro. E assim as festas populares africanas e europeias chegaram ao Brasil e se misturaram aos costumes indígenas, tornaram-se assim tradicionais e começaram a fazer parte do nosso folclore.

Através das suas danças folclóricas, aquelas que vêm da ancestralidade, os povos enraízam-se na terra, fincam seus pés calejados no sulco da plantação e estendem as mãos até as estrelas. Dançando se louva o Universo, a dança integra o ser humano consigo mesmo, com seus semelhantes e com as forças da natureza.

Dentre as diversas manifestações da dança, destacamos hoje a CIRANDA.

Na verdade, as cirandas, como outras inúmeras danças circulares, têm sua origem nos povos ancestrais que, dançando honravam a natureza, seus processos e os ciclos naturais. É uma dança de roda, em geral dançada pelas mulheres à espera de seus companheiros que foram à pesca. A temática dos cantos representa a vida - real e mística - da comunidade.

As roupas usadas na ciranda são representações das roupas usadas pelas mulheres nas diversas épocas e regiões - saia compridas, panos coloridos, cabelos soltos ou, na praia, roupas mais curtas, em tons mais pastel, vão dar o tom da região cultural à qual pertence o grupo dançante. Para o homem calça estilo pescador.

Foto – Ciranda no JKO – Acervo Próprio

A Ciranda de roda, Ciranda da Vida, com toda a alegria e confiança de que sempre dias melhores virão. Dança-se o movimento das ondas, o vento nas palmeiras, o coração a galope nas batidas dos pés no chão de terra. E, é na palma da mão, sempre na palma da mão, que o cirandeiro puxa o ponto, a toada, a música em forma de letra com seus significados.

Na marcação do zabumba, os cirandeiros pisam forte com o pé esquerdo à frente. Num andamento para a direita na roda de ciranda, os dançarinos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente. Os passos podem ser simples ou coreografados. As coreografias, quando há, são individuais. O dançarino pode aumentar o número de passos e fazer coreografias com as mãos e o corpo, sempre mantendo a marcação com o pé esquerdo à frente.

A Ciranda é uma dança comunitária que não tem preconceito quanto ao sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes, assim como não há limite para o número de pessoas que dela podem participar. Começa com uma roda pequena que vai aumentando, à medida que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando. Tanto na hora de entrar como na hora de sair, a pessoa pode fazê-lo sem o menor problema. Quando a roda atinge um tamanho que dificulta a movimentação, forma-se outra menor no interior da roda maior.

Cirandas são dançadas de mãos dadas, em rodas que giram tanto no sentido anti-horário quanto no inverso - duas ou três rodas, ou quantas, conforme o número dos participantes, girando alternadas, dão o embalo necessário para que o grupo mantenha coesão energia.

A ciranda foi categorizada como “uma expressão popular − genuína “dança do povo” praticada por trabalhadores rurais, pescadores de mangue e de mar, operários de construção não especializados e biscateiros (Diniz, 1960, p. 15).

Muito pouco se estudou no Brasil sobre a ciranda. Em Pernambuco a obra do padre e musicólogo Jaime Diniz, Ciranda: roda de adultos no folclore pernambucano, publicada na Revista do Departamento de Extensão Cultural e Artística, em 1960, é considerada pioneira no estado. Diniz (1960) se refere à manifestação cultural, composta simultaneamente por canto e dança, como dança de roda de adultos, embora dela também possam participar crianças. Segundo o autor, a ciranda seria de origem portuguesa, tendo chegado ao Brasil no século XVIII, predominando no Estado de Pernambuco, na Mata Norte e no litoral.


VAMOS NOS APROFUNDAR...

Você pode verificar alguns exemplos de ciranda acessando os seguintes links:
https://www.youtube.com/watch?v=EEWUx6_rwRY
https://www.youtube.com/watch?v=yxJ6Gnqh8Zc
https://www.youtube.com/watch?v=jG7qyjFAK48
  

Com esse texto, com os vídeos e se precisar pesquise um pouquinho mais, responda no seu caderno:
- Quais são as características de uma Ciranda?
- Analisando a Ciranda, como se movimentam os braços e as pernas nesta dança? E o que
lhe chama a atenção?
- Há variação de passos?
- Escolha 2 passos da Ciranda (pode ser diferente dos que estão no vídeo), ensaie e faça
uma gravação com você cirandando. Guarde, pois iremos solicitar essa gravação logo, logo.
  

Se envolvam na proposta, experimentem!
Dançar está ligado ao ritmo da vida em nosso coração.
  





Disciplina: Ed. Física/Professor: Rafael
Atividades para inicial, intermediárias e conclusivas.
Semana= 22/06 a 05/07

EDUCAÇÃO FÍSICA



Orientações do Prof. Rafael



Vamos praticar?


Vamos meditar?
Consequência da vida cada vez mais acelerada que levamos, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas será afetada pelo transtorno de ansiedade em alguma fase da vida. Lidar com nossas emoções e manter a saúde mental hoje é um desafio e tanto, mas o quadro piora consideravelmente em tempos de pandemia do Coronavírus. Em meio à tantas inseguranças, no entanto, as pessoas têm buscado conforto na meditação, cuja prática tem crescido nas últimas semanas.
E o que seria meditação? Podemos dizer que é a prática do aquietamento da mente. É parar - estacionar, gradativamente o fluxo de ondas mentais. A técnica não exige crença, tampouco habilidades.
Existem diversos tipos de meditação, alguns ligados à espiritualidade. Mas as técnicas mais básicas e difundidas ocidentalmente valorizam dois pontos: prestar atenção no corpo e na respiração.
O exercício da meditação limpa as impurezas impregnadas em nossa mente, como medo, raiva, ansiedade e culpa. Classificadas na Ayurveda (a tradicional medicina indiana) como as mais perigosas toxinas que existem, essas emoções negativas nos desequilibram e ainda se transformam em hormônios de estresse, que causam envelhecimento precoce. Portanto, ao meditar, praticarmos um exercício de rejuvenescimento – ao mesmo tempo em que aumentamos a produtividade, a criatividade, a concentração e a inteligência. Mais: a mente apaziguada auxilia na prevenção de doenças e acelera a recuperação física. E ainda é a melhor ferramenta para o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a realização espontânea dos desejos.

Agora, vamos à ação:

Escolha um ambiente tranquilo da casa, sente-se com a coluna ereta, solas dos pés firmes apoiadas no chão, feche os olhos e coloque sua atenção na respiração. Observe o ar entrando e saindo dos pulmões. E só.
Em inglês, o estado meditativo é definido como “restful alertness”, que pode ser traduzido como “estado de alerta relaxado”. Não é uma delícia? Pratique hoje por 5 minutos, e amanhã, e depois... e gradativamente vá aumentando esse tempo. O ideal é chegar a meia hora diária. Melhor ainda se conseguir meditar ao amanhecer e no fim do dia. Mas se entre o ideal e o possível a distância é grande, não se incomode. Faça o que der para a sua realidade. Você verá que nesse processo, a cada dia fica mais fácil viver. Simples assim.
Profª. Marcia De Luca, fundadora do CIYMAM
(Centro Integrado de Youga, Meditação e Ayurveda – SP) – revista G

Fonte das imagens:

FUTSAL

QUEIMADA

Atividades para inicial, intermediárias e conclusivas.
Semana= 01 a 19/06
Imprimir Atividades









Nenhum comentário:

Postar um comentário