INGLÊS - EJA


Disciplina: Inglês/ProfessoraGisele

TURMAS: INICIAL / INTERMEDIÁRIA / CONCLUSIVA

Semana= 06/07 a 20/07

INGLÊS


Tendo como referência a letra da música Ebony and Ivory (O Ébano e o Marfim) trabalhada no caderno de atividades anterior, responda as questões abaixo.

1- Listen or read to the song and circle the correct word: / Ouça ou leia a música e circule a palavra correta:


Ebony And Ivory

Composer: Paul McCartney

Singers: Paul McCartney & Stevie Wonder


Ebony and ivory live together in perfect (harmony – tendency – majesty)

Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don't (she – we – he)?

We all know that people are the same wherever we (do – go – to)

There is good and bad in everyone,

We learn to live, we learn to (learn - love - give)

Each other what we need to survive together alive.

2- Complete the translation: / Complete a tradução:


Ébano e marfim vivem juntos em perfeita ________________

Lado a lado no meu teclado do _____________, oh Senhor, por que não?

Todos sabemos que as pessoas são iguais aonde quer que vamos

Existe ______________ e mal em todos,

Aprendemos a viver, aprendemos a dar um ao outro

O que precisamos para sobreviver juntos e vivos.

3- Answer the questions: / Responda as perguntas:

  1. As teclas pretas e brancas do piano juntas fazem lindas canções. Por que nós, seres humanos, não conseguimos viver juntos em harmonia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Na segunda estrofe, o autor da canção afirma que as pessoas são iguais. Você concorda com isso?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Você acha que essa canção, escrita em 1982, faz sentido hoje em dia? Por quê?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. ­­­­­­Questão baseada na prova do ENEM (2016)

Ebony and ivory

Ebony and ivory live together in perfect harmony

Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don't we?

We all know that people are the same wherever we go

There is good and bad in everyone,

We learn to live, we learn to give

Each other what we need to survive together alive

Fonte: www.paulmccartney.com


Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende: 

a) o aprendizado compartilhado

b) a necessidade de donativos 

c) as manifestações culturais 

d) o bem em relação ao mal

e) o respeito étnico






Disciplina: Inglês/Professora: Gisele

TURMAS: INICIAL / INTERMEDIÁRIA / CONCLUSIVA

Semana= 22/06 a 05/07

INGLÊS

Song time / Tempo da música

EBONY AND IVORY

Composer / Compositor: Paul McCartney
Singers / Cantores: Paul McCartney & Stevie Wonder

Watch the vídeo: / Assista ao vídeo:
Ebony & Ivory - Stevie Wonder & Sir Paul McCartney” em https://www.youtube.com/watch?v=joMJV6S8DUs&feature=youtu.be

Music: / Música

Ebony And Ivory
Ebony and ivory live together in
perfect harmony
Side by side on my piano keyboard
Oh, Lord, why don't we?
We all know that people are the same
wherever we go
There is good and bad in everyone
We learn to live
We learn to give each other
What we need to survive
Together alive
Ebony, ivory, living in
perfect harmony
O Ébano e o Marfim
O ébano e o marfim vivem juntos em
perfeita harmonia
Lado a lado no teclado do meu piano
Oh, Senhor, por que não a gente?
Nós sabemos que todos são iguais
aonde quer que vamos
Existe o bem e o mal em todo mundo
Nós aprendemos a viver
Aprendemos a dar um ao outro
O que precisamos para sobreviver
Juntos e vivos
O ébano, o marfim vivendo em
perfeita harmonia



Inside the lyrics / Por dentro da letra

Ebony and Ivory” was released in 1982. The title was inspired by McCartney hearing Spike Milligan say "black notes, white notes, and you need to play the two to make harmony.” The song is about the ebony (black) and ivory (white) keys on the piano, but also deals with integration and racial harmony.
Ebony and Ivory” foi lançado em 1982. O título foi inspirado por McCartney ouvindo Spike Milligan dizer “notas negras, notas brancas, e você precisa tocar as duas para criar harmonia”. A música é sobre as teclas de ébano (preto) e marfim (branco) no piano, mas também lida com a integração e harmonia racial.
Fonte: en.wikipedia.org/wiki/Ebony_and_Ivory (texto adaptado)

Curiosidade: O vídeo: “Como Nasceu A Canção Amazing Grace” (6min 27seg) Relata como o hino cristão mais cantado pelos estadunidenses pode ser tocado apenas com teclas pretas do piano. Disponível no YouTube .

Interesting! / Interessante!

As teclas leves e suaves são recortadas de uma tábua única de madeira. Originalmente, as teclas brancas eram cobertas com marfim, e as pretas, com ébano. Esses materiais naturais foram substituídos por plástico.

About the ivory / Sobre o marfim

Por muito tempo a caça não foi proibida, o que levou à morte de milhares e milhares de elefantes. Diante de tamanha violência a esses animais, as autoridades perceberam que alguma coisa deveria ser feita para acabar com a matança.
Sendo assim, em 1989, foi proibido o comércio de elefantes ou qualquer um de seus produtos, incluindo-se o marfim, ocasionando, assim, a caça ilegal. Com o tempo, foi liberada a venda de marfim apenas em caso de morte natural do animal ou quando ele estivesse bastante doente. Mas é claro que essa ação aumentou a caça! Hoje, acredita-se que aproximadamente 30 mil elefantes são mortos todos os anos na África.

Ebony = madeira escura e resistente; Cor preta
Ivory = marfim, presa de alguns animais como elefantes; Cor branca.

Informações sobre os cantores: James Paul McCartney e Stevie Wonder e sobre a canção Ebony and Ivory.

James Paul McCartney (Liverpool, Inglaterra, 18/07/1942) alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Lennon e McCartney foram uma das mais influentes e bem sucedidas parcerias musicais da história. Após a dissolução dos Beatles em 1970, McCartney lançou-se em uma carreira solo de sucesso, formou uma banda com sua primeira mulher Linda McCartney, os Wings. Ele também trabalhou com música clássica, eletrônica e trilhas sonoras. Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos.

Stevie Wonder, (Michigan, 13/05/1950) é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense. Devido ao nascimento prematuro, em seis semanas os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinham chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o descolamento das retinas, uma das causas de sua cegueira. Stevie Wonder começou a tocar instrumentos muito cedo, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante sua infância foi ativo em um coral de igreja.




Reading / Leitura


1- Now, complete the paragraph based on the text above: / Agora, complete o parágrafo baseado no texto acima:

O compositor da canção é _______________. O título da música foi inspirado na frase de _________________ que disse que as teclas do __________ que são __________e _________ são necessárias para fazer a harmonia na música. A canção foi lançada no ano de _______.




2- What is the theme of the song? / Qual é o tema da canção?

( ) racism

( ) romance

( ) musical instrument




3. Match: / Relacione:

a) Relacione as palavras e as figuras:

(a) ivory

(b) ivory and ebony hands

(c) piano keyboard



   b) Combine as cores com as palavras:
(a) Color white ( ) Sun
(b) Color black ( ) Ocean
(c) Color blue ( ) Ebony
(d) Color yellow ( ) Ivory


4. Observe the cartoon and answer the questions: / Reflita sobre a imagem e responda as perguntas:

a) Por que o artista está tirando as teclas pretas do piano? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que você acha que o levou a fazer isso? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Que sentimentos são possíveis perceber no rosto da pessoa que aparece no cartoon?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O que você sente ao olhar a imagem?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Semana= 01 a 19/06
Atividades de Inglês para inicial, intermediárias e conclusivas.




4- EXERCÍCIOS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário